O ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, instituiu um “Departamento de Promoção da Liberdade de Expressão”. A estrutura do Governo Lula será responsável por fiscalizar “peças de desinformação” e promover políticas de “igualdade social”.

Dentro desse departamento, haverá uma ,“Coordenação-Geral de Liberdade de Expressão e Enfrentamento à Desinformação” uma “Coordenação de Políticas para Liberdade de Expressão e Enfrentamento à Desinformação”,uma “Coordenação-Geral de Promoção da Diversidade e Pluralismo” e uma “Coordenação de Políticas de Promoção da Diversidade e Pluralismo”.

Neste início de governo, os petistas têm demostrado preocupação com a divulgação de “fake news” e prometem uma frente, com a participação da AGU,

O Governo Lula decidiu declarar guerra contra supostas “fake news”. Uma delas é usar a AGU para ingressar com ações judiciais ou representações para retirar do ar conteúdos considerados inverídicos.

O ministro da Justiça e Segurança Pública de Lula, Flávio Dino (PSB), promete encaminhar ao Congresso Nacional um “Pacote da Democracia”.

Pela proposta, as empresas que gerem as redes sociais, por exemplo, “seriam obrigadas a retirar do ar os conteúdos antidemocráticos, que violem as leis de proteção à democracia, antes mesmo de decisão judicial”. 

“No caso de haver ordem judicial, os prazos para cumprimentos devem ser encurtados. Multas devem ser aplicadas em caso de descumprimento”.

Gazeta Brasil

Deixe uma resposta